Deletado após 2 anos de sua morte física - Google muda termos das contas e decreta seu segundo enterro.

Crise das Big Data dá as caras dia após dia. 

Quem não entender isso e as consequências disso enfrentará apagão de memória sem precedentes. Restarão as fotos impressas de nossos familiares tiradas em películas e reveladas em papel fotográfico há décadas, livros centenários das bibliotecas, até mesmo as fitas VHS mofadas, esquecidas em algum lugar da dispensa resistirão mais que o que foi creditado nas "nuvens".

Significa, em outras palavras, que após sua morte física virá em 2 anos sua morte em todo ambiente online digital, toda sua vida salva na "nuvem" vai se desfazer como nas nuvens naturais. Um paradoxo para quem um dia acreditou que o digital era memória para sempre. 

Tire um print disso e guarde. . . .


 Publicado em 4/10/2020 no Instagram e aqui no blog, postagem alertou sobre a onda de entusiasmo desmedido com "novas tecnologias" em meio a pandemia, isolamento social e consequente adoção de ensino emergencial fazendo brilhar os olhos de professores que pouco puderam experimentar desde 23 anos atrás estas formas de comunicação a distância com webcam ao vivo. 

Estou escrevendo esta postagem na madrugada de 12/08/23 já sabendo que caso algo me aconteça, tudo que escrevi e me dediquei ao longo da vida colocando na internet não durará sequer 2 anos após minha passagem, tempo insuficiente para alguém localizar, estudar e utilizar em citações futuras. A forma equivocada de fazer-se compreender "tecnologias" é o principal gargalo de uma condução de saúde em meio digital. Como se fez enxergar esse termo que cria um mundo fantasioso para crianças, adolescentes, adultos e até professores que associam a uma divindade chamada "tecnologias" como se não fosse algo extremamente mundano e rodeado de todas as formas exploratórias, econômicas e sociais de mercado. Seu maior bem é seu conhecimento e se você parar, por qualquer motivo, de "postar", não terá mais utilidade para o mercado, os megabytes ocupados são apenas megabytes que custam dinheiro para manter na memória dos servidores, por isso devem ser apagados para liberar memórias de disco rígido. 

Por isso e muito mais, arranquei até sorrisos de estudantes "uptodate" quando falei que o lugar de guardar seus arquivos pessoais é em mídia física como HDD que aí sim é propriedade sua de fato e está sob sua guarda de fato, enquanto argumentavam de lá que neste mundo novo tudo é na "nuvem".

 

 #colegio #universidade #suiça #suisse #Brasil #pedagogo #pedagogia #pedagoga #educacao #ensino #tecnologia #lousainterativa #lousadigital #ensinomedio #ensinoinfantil #escuela #ai #ia #inteligenciaartificial #artificialintelligence #tecnologiaseducacionais #metodologia #bigdata #nuvem #livros #fotografia #photography

Comentários