Jacaré Controle Remoto de Papelão construído com as crianças do Ensino Infantil - DIY
JACARÉ CONTROLE REMOTO
O trabalho é uma das atividades do Estágio Supervisionado de Formação de Professores I, do curso de licenciatura em Pedagogia, durante 40 horas/aula, semestre 2018.1 no CMEI Kátia Fagundes Garcia, em Natal-RN. O projeto Jacaré Controle Remoto foi desenvolvido na turma do nível IV da Educação Infantil, partindo do tema de pesquisa já em andamento sobre o jacaré. O foco do projeto foi criar a base, brinquedo eletrônico, criado imaginado e construído com eles, explorando eixos de ensino e aprendizagem da escuta, fala, linguagem, o eu, o outro, o nós, traços, sons, cores, imagens, espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Partindo da construção de um jacaré de papelão foi proposto fazer um que funcionasse com controle remoto, como fazer? Desta curiosidade foram trabalhados tipos de artes, escultura, pintura, materiais etc. Foram exploradas ciência dentro da necessidade de noções básicas de mecânica, eletrônica, energia, arte em sua forma transformada em jacaré, pintura, matemática nas formas geométricas e raciocínio lógico no calculo de partes necessárias, contagem mas também sons, músicas etc. O resultado foi a construção de um conhecimento interdisciplinar com um brinquedo, pensado e concebido pelas crianças através de questionamentos sobre quais partes precisamos para construir um Jacaré controle remoto, que movesse e fosse operado por controle até vê-lo funcionar, descobrindo palavras em seus fonemas e grafemas, criando histórias sobre a "família jacaré controle remoto" com o "pai" e seus "filhotes". A conclusão é que a atividade ficou a marca registrada do estágio a partir da própria pesquisa do último dia, de todas as atividades foi a que mais as crianças lembraram. Trouxe uma experiência de realizar o estágio sem tirar a escola ou a turma de seu roteiro e planejamento já estabelecidos, somando com a professora que lá estava e lá está.
Italo Valerio Pereira Gomes – UFRN
Orientadora: Dra. Soraneide Soares Dantas – UFRN





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