Nunca faça isso - Login em ferramentas diversas associado a sua conta pessoal e os golpes
Nunca faça
isso. A aparente vantagem de facilitar as coisas é na verdade a chave
para portal do inferno na vida online e offline.
Usuários de
internet geralmente enxergam as "novas tecnologias" como uma entidade, e aí de quem disser que nesse mar de rosas há espinhos. Esse perfil de usuário já parou de ler no primeiro parágrafo. O excesso de confiança em tudo que se apresenta como novidade e sobretudo com o manto de "modernidade" e sentimento de estar "up to date" é o mesmo que levou milhões de pessoas a consumir cigarro.
O funcionamento de TODA internet assim como dos aplicativos, dos aparelhos, computadores e eletrônicos em geral pertence a cartilha do mercado de consumo, de produto, loja e consumidor, própria do capitalismo. Para viver bem hoje basta a compreensão de que não há "santos" em lugar nenhum, nem no modo físico nem no virtual.
Um caso bastante emblemático é o caso do youtuber Caíque do canal Escola para Youtubers. Uma situação reveladora que ninguém está livre dos vastos riscos que a internet expõe. Caíque é um jovem que conseguiu um crescimento apoteótico e estável no Youtube, atualmente conta com 1,38Mi de inscritos e seus vídeos contam com mais de 67Mi de visualizações. Em Maio de 2024 acordou sem acesso a nenhuma conta de internet, nem uma conta para enviar reclamação ele tinha acesso porque o invasor assumiu tudo na vida do Youtube, pessoal (emails, redes sociais, aplicativos...) e profissional (contratos, agendas...). Em seu vídeo explicativo ele relata sua boa atitude de não entrar em pânico, embora tenha sobrado razões para isso.
Não entrar em pânico pode ser também a melhor opção após a segunda invasão em menos de 1 mês abrindo um leque imenso de quais as razões dessa fragilidade na segurança das contas, que pode, inclusive, não ser local mas até mesmo nos servidores do serviço de banda larga, por onde sua conexão deixar rastros, e ela deixa porque é necessário para funcionar.
O outro exemplo é o meu. Uma mensagem na caixa de spam me deu curiosidade de ver.
O hacker escreveu em inglês o título "seus dados pessoais vazaram devido a suspeitas de atividades prejudiciais". Em resumo o email é uma contradição dentro da outra porque o título dá a ideia de ser um "hacker justiceiro da moral" e no corpo ele busca me extorquir em 1200 dólares com afirmações falsas que beira a comédia mas que se atinge uma pessoa emocionalmente sensível e despreparada pode acarretar graves efeitos de depressão e ansiedade como já vitimou muitos homens nesses golpes. A parte séria dessa história é que sim, ele tinha uma das senhas e através dela descobri de onde foi roubada. Visitei o site e o mesmo tinha fechado. Aqui está mais uma lição, desta vez para proprietários de empresas que tem sites. Ao falir, trate de zerar todas as memórias dos inscritos e nunca tente vender os cadastros para terceiros além de não descartar servidores e HDDs em qualquer lugar.
![]() |
Cabugi Globo.com - 2004 |
Acompanhando a internet desde os primórdios no final dos anos 90, percebe-se que o internauta normalmente enxerga a internet como um único "ser" e que este "ser" é confiável, no entanto cada endereço WWW é respondido por pessoa desconhecida e ninguém tem relação com ninguém, é uma selva onde todos estão soltos, é assim que funciona a internet. Quando você adentra um site qualquer com a facilidade de logar usando a junção de sua conta google, esse site NÃO tem qualquer contrato com o Google e se o site quebra, nenhum usuário saberá o que terá sido feito com seu login contendo dados bastante sensíveis.
Em 2004 dei uma entrevista para o então portal Cabugi.com Click RN sobre o processo de compra online que desde sempre é arriscado. A matéria tem 20 anos e o que está dito não necessita de nenhuma atualização, o que mostra que enquanto os humanos não evoluírem a vida digital também não evoluirá.
Tem de criar uma senha pra cada site que assinar? Sim. Como lidar então com dezenas e até centenas de sites e portais que se inscreveu? Crie uma lógica para suas senhas de forma que não hajam senhas iguais mas seja fácil de lembrar. A maioria dos sites que surgem como novidade, muitas vezes não sobrevivem nem por 2 anos, até mesmo quando tem uma grande companhia por trás, a começar pelo exemplo do Orkut e do Google Video mas também do HPG, Roundme(mudou de mãos e tudo que foi postado se perdeu), Blip.TV, VHX.TV, Soapbox, Revver (deixou de ser de vídeo e mudou de mãos), Metacafe, Videolog UOL (sumiu de repente), Jumpcut (mudou de mãos e tudo que foi postado se perdeu), a lista é imensa e novatos na internet nunca ouviram falar assim como daqui a um tempo ninguém terá ouvido falar das redes e aplicativos que usamos hoje.
Em meio a qualquer tentativa de golpe, vazamentos, o estrago na sua vida tende a ser de menor gravidade já que um e-mail secundário poderá ser acionado para resgate da conta perdida.
As facilidades apresentadas pela IA, assim como todas as facilidades já criadas, são aproveitadas por quem tem boas intenções mas também por quem não as tem. A IA é o puro reflexo de seus criadores, dos humanos como conhecemos desde os primórdios da civilização, de forma que o que está complicado hoje, estará ainda mais amanhã. Durante a edição dessa publicação temos o escândalo da IA que usa imagens de crianças brasileiras.
Escolas e Universidades interessadas em um debate com este tema, tenho a palestra que aborda comportamento e segurança online utilizando-se da experiência de 36 anos e as formações técnicas e superior em tecnologias e educação.
Leia também:
TDICs - Vamos entrando professores, só cuidado com os espinhos e onde pisa. FILMES E SÉRIES ESSENCIAIS
https://lousainterativadigital.blogspot.com/2020/10/tdics-vamos-entrando-professores-so.html
Acesse outros canais do Pedagogia, Comunicação e Tecnologia:
Comentários
Postar um comentário