Polêmica entre Chat GPT e Studio Ghibli nada tem a ver com ser contra ou a favor de tecnologia
A "polêmica" nada tem a ver com quem é contra ou a favor da "tecnologia". Abaixo abordarei o episódio sob diversos prismas.
O que disse o autor
sobre o resultado? "Enojado", ..."Um insulto a própria vida" (durante uma amostra de animação por IA em 2016). Até a edição desse artigo não houve pronunciamento sobre a "trend". Só uma pessoa tem a condição de avaliar e
aprovar o padrão de qualidade artística, ele próprio, no caso, Hayao Miyazaki -
宮崎 駿.
O episódio traz a tona conflitos culturais entre Ocidente e Oriente.
O que os ocidentais fizeram, estão fazendo e obviamente vão continuar fazendo? Mostrar ao Oriente o que é a cultura ocidental em sua mais degradante cultura digital.
A cultura japonesa tem raízes em valores milenares e mantém vivos esses valores em meio as novidades tecnológicas. Isso explica o crescente repúdio a onda de "influencers" que costumam buscar "likes" utilizando-se de comportamentos inadequados nas ruas, provocando pedestres.
Cabe ressaltar que, embora Ghibli seja uma produtora de animações em desenho, vários roteiros estão lidando com temas sensíveis como no filme "Túmulo dos Vagalumes" (1988) que trata dos terríveis efeitos da segunda guerra na vida de todos.
O maior "bullying" já visto contra
um idoso e toda sua vida dedicada a produção de Arte, minuciosamente
criada para contar histórias que reúnem magia e realidades históricas. A
onda de deboche não tem fim, uma gu3rra entre EUA e Japão no campo dos
filmes animes com ajuda de brasileiros, ávidos por uma zoação. Assim pode ser visto este lamentável episódio.
Parabéns
a criançada dos códigos, jogou a civilização que focava em criar e
produzir, que condenava até quem ficava jogando videogames, a ficarem
estagnados diante de telas, encantados diante do que parece sublime,
divino e inexplicável mundo novo. “slop” (conteúdo de mau gosto gerado por IAs) resultando em "Brain Rot" (apodrecimento do cérebro), palavras finalistas 2024 do dicionário Oxford.
No outro lado o premiado
artista japonês vendo sua Arte sendo chacota em memes e montagenzinhas
toscas de quem nunca assistiu seus filmes e nem sabem quem é, sua
história e seus exemplos de vida.
Nos comentários das postagens
uns revendo sua postura diante da "novidade tecnológica", do outro a
mesma resposta repetida escrita "mimimi", vazia como as montagens randômicas sem qualquer
traço de Arte propriamente dita.
A recente novidade é um falso documento timbrado em nome da empresa Ghibli solicitando cessar postagens, se
bobear também feito via IA. Vem agora a onda de notícias falsas?
Também estou enojado Miyazaki 😔
Um brinde 🥂 aos LOW PROFILE (pessoas que fecharam suas redes e voltaram a viver normal)
Produzir, ler e interpretar Arte
Compreender o largo conceito que engloba o termo "Tecnologia".
A IA
não é uma divindade espiritual, é fruto de empresas e suas intenções de
obter lucros com o que já foi feito por quem de fato estudou para fazer,
remendando e entregando algo que em cenários de pouca exigência se
tornam aceitáveis. Não se encante tanto assim com o termo "inteligente", por décadas muitos eletrônicos tem em destaque isso, videocassete é um deles.
No filme documentário "Dilema das Redes" (Netflix), indispensável para quem tem eletrônicos que acessam internet, uma frase é bem famosa "Se você não está pagando pelo produto, o produto é você!" (Andrew Lewis). Nesse ponto quero que pense agora, onde está sua foto real que você mandou pra eles ? Talvez não saiba mas fotos digitais carregam chamados dados EXIF que contém data, hora e em alguns casos geolocalização pelo GPS de seu celular assim como o modelo dele.
Por fim não se trata de ser contra ou a favor e sim de que deve ser vista como qualquer coisa que humanos criam, com suas vantagens e desvantagens, acertos e erros.
Mais avançada tecnologia (?)
Nesse ponto lembrou que em 2010 todo mundo (no Brasil) abandonou câmeras Cyber-Shot que já estavam em 12MP pra tirar "foto" VGA (0.6MP) de celular super orgulhosos.
Consumo de energia e água dos servidores da Open AI
Sobre preservação do planeta, alguém aí
acredita mesmo que 1 milhão de novos usuários QUE CRIARAM UM LOGIN no Chat GPT apenas para PARTICIPAR DE UMA TREND e fazer MEMES, está mesmo preocupado com o planeta, se não estão sequer preocupados com o TEMPO DE VIDA, energia e memória que desperdiçaram em todo processo na busca de likes?
Ameaça ou mais uma moda passageira ?
Quando o cliente, agência, o midia da empresa SABE o que é a Ciência que está no alicerce do marketing e publicidade, ele sabe reconhecer quando pode confiar em um profissional para cuidar da imagem pública dele, do negócio e suas estratégias.
Abaixo podemos ver a campanha da Canon global chamada "o olhar muda tudo", enquanto alguém tenta gerar uma imagem digitando o "prompt", várias imagens desconexas com o objetivo vão surgindo obrigando a escrever mais e mais, até que ele escreve "no estilo de artista tal" e aí a foto surge. Termina dizendo "se não há click, não há prompt".
Sempre bom lembrar que a famosa frase no documentário Dilema das Redes "Se você não está pagando pelo produto, o produto é você!" vale para as corporações também.
A civilização está pronta para IA ?
Para entender os reais motivos para preocupação nossa (profissionais de tecnologia e educadores em geral), veja esta manchete "Homem tenta enganar juíza com falso advogado criado por IA".
EM RESUMO, a mensagem marcante do Prof. Arnon Andrade e citando Paulo Freire.
EXTRAS:
Paralelo com a evolução da comunicação e "criação de conteúdo"
V e-PED UFRN - podcast com tema "Influenciadores digitais e criadores de conteúdo: educadores?"
Entrevista com coordenador do Núcleo de Dependências Tecnológicas da USP, Dr. Cristiano Nabuco. "risco de retrocesso para humanidade com vício em telas":
Produtor de vídeos comerciais, pedagogo, trabalhou como programador e profissional de eletrônica de assistência autorizada.
Comentários
Postar um comentário